Uncategorized

10 curiosidades que você precisa saber sobre a Vaquinha Marina

As seguintes curiosidades e informações sobre a Vaquinha Marina nos ajudam a conhecer melhor esta boto que está em um estado crítico de extinção. Planeta Curioso se compartilhe este artigo de dados que você deve saber sobre a Vaquinha Marina.
1. Seu nome científico é vaquita, mas é comumente conhecido como Vaquinha Marina, Cochito, Toninha
do Golfo da Califórnia. Trata-Se de uma espécie de boto-endêmica do golfo da Califórnia, vive em águas turvas do golfo da Califórnia e o mar de Cortés, onde você pode encontrar seu alimento, cerca de 20 espécies, entre elas: pequenos peixes, lulas e crustáceos.

2. Vive em águas quentes e pouco profundas, entre 11 a 50 m, com uma visibilidade de 0.9 a 12 m e a uma distância da costa de 11 a 25 km Prefere fundos marinhos compostos de argila e silte, os arenosos.
3. A Vaquinha é o único mamífero marinho originário do México e o mais pequeno dos cetáceos.
4. A vaquinha tem um patch preto ao redor de cada olho, e seus lábios negros curvados dão um parecido com um urso panda sorridente, por isso alguns o chamam de “panda do mar”, enquanto que para outros, os faz pensar em uma vaca, talvez daí o seu nome.

5. Os machos adultos tendem a ser menores que as fêmeas. O comprimento máximo para a fêmea é de 1,5 metros, enquanto que os machos chegam a medir 1,45 metros, de acordo com os exemplares conhecidos.
6. Pouco se sabe da vida natural da vaquinha. Pois são animais muito tímidos e nunca se aproximam das embarcações. Fogem quando há muito ruído.
7. Viagem solitária ou em grupos de dois a três, a média é de dois, mas foram relatados de oito a dez animais juntos. Ao igual que outros cetáceos, a Vaquinha usar a ecolocalização para reconhecer o ambiente, buscar alimento e identificar predadores.
8. A ecolocalização é um sistema sensorial que consiste em emitir sons e receber as ondas acústicas de repercussão usando um órgão especial chamado melão que funciona como uma lente acústica. Emite pulsos acústicos chamados cliques, com frequências entre 128 e 139 KHz, mas desconhecem-se interações de comunicação entre indivíduos e o seu âmbito familiar.
9. A maioria dos partos aparentemente ocorrem na primavera. Estima-Se que vivem entre 20 e 21 anos.

10. São muito poucos exemplares no mundo. O mais recente relatório do Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquinha marina (CIRVA), publicado em fevereiro de 2017, informou que a população da vaquinha é de apenas cerca de 30 exemplares, apenas a metade do que havia no ano passado. Uma alarmante baixa de 97%.
O Que você acha?