Uncategorized

Você sabia que o rio mais longo da Terra é invisível?

Já te contamos de um rio de ferro líquido que está dentro do núcleo da Terra, agora você terá de outro rio, mas este é o mais longo de nosso planeta e invisível ao olho humano. O que é?
Um rio de vapor que sai da floresta e entra na atmosfera. Falamos de 20 mil milhões de toneladas métricas de água que flui para cima através das árvores e se dispersam no ar, um rio invisível que flui para o céu a partir de um continente. Este impressionante excesso de água ocorre na Amazônia. “Este rio de vapor que sai da floresta e entra na atmosfera é maior do que o rio Amazonas”, disse Antonio Donato Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Amazônica do Brasil, no TED Talk. Afirma que se trata de uma façanha de engenharia, que se fora projetada pelo homem, seria a inveja do mundo. Embora a Amazônia impressiona por seus quilômetros de rios e milhares de milhões de árvores, agora impressiona por seu sistema de aspersão utilizando a energia solar.
Uma grande árvore na Amazônia pode liberar até 1.000 litros de água na atmosfera por dia. Nobre o compara a um gêiser que lança água, ao ar, mas “com elegância”. As árvores precisam de apenas tomar um pouco de sol para liberar o vapor invisível. As centenas de milhares de milhões de árvores de floresta livram até 20 mil milhões de toneladas métricas de água na atmosfera todos os dias. Isso significa que é muito mais água do que os 17 bilhões de toneladas de água deságua o rio Amazonas e o Oceano Atlântico. Embora afirma-se que o Amazonas é o rio mais longo do mundo, agora nos encontramos com que este rio transportado pelo ar é o mais longo da terra.
O rio aerotransportado se transforma em chuva que rega a floresta. As florestas criam as suas próprias nuvens de chuva. Isto apenas acontece na selva, os oceanos, por exemplo, raramente criam nuvens pesadas como as do Amazonas, por que o ar do mar não está tão ricamente cheio de vida vegetal. No Amazonas, há uma relação curiosa, mas engenhosa entre o ser vivo, que é a floresta, e uma coisa que não vive, que é a atmosfera. Esta é a razão por que o rio invisível retorna ao solo, para repor a floresta, e levantar-se novamente através das copas das árvores em um ciclo sem fim.