Uncategorized

Esses bichos sofrem rigor mortis, quando ainda estão vivos

O rigor mortis é um dos sintomas que ocorrem depois do momento da morte, e é causado por uma mudança química nos músculos, que faz com que a rigidez característica dos cadáveres. Mas, agora, um estudo realizado pela University College London, descobriu que há um tipo de nemátodo chamado Caenorhabditis elegans, em que este processo ocorre de forma inversa. Ou seja, sofrem com o rigor mortis, pouco antes de morrer, e não depois.
A morte, esta espécie é muito diferente como ocorre na nossa, uma vez que estes microrganismos têm um sistema circulatório. No ano de 2013, o mesmo conseguiu observar pela primeira vez como morria um desses exemplares. O verme sofria de uma espécie de violenta tempestade que fazia com que a laringe é contrayera até o intestino, gerando mais convulsões em cadeia, que desembocaban em outra letal.
E, agora, os pesquisadores já desentrañado melhor todo o processo. Essa convulsão inicial gera a necrose de várias células, o que faz com que a liberar o cálcio que, por sua vez, funciona como combustível para causar a necrose das células vizinhas. Assim, a morte celular vai se espalhando, como um tsunami por todo o organismo do bicho, fazendo com que o rigor mortis, antes que chegue o instante final.
A fonte. ScienceAlert.