Uncategorized

África está se partindo em dois

No condado de Narok, no Quênia, foi lançado uma monstruosa rachadura de cerca de quinze metros de profundidade e mais vinte de comprimento. É provável que as fortes chuvas que ocorreram nos últimos meses tenham tido algo que ver. Mas os pesquisadores também afirmam que é uma manifestação de um fenômeno que está ocorrendo lentamente. E é que a África está se partindo em dois.
Esse processo começou a se tornar evidente no ano de 2005 quando, após a erupção do vulcão Dabbahu, na Etiópia, apareceu uma enorme rachadura de sessenta metros de comprimento na região do corno de África. Tal como afirmam os cientistas, o que vai acabar acontecendo, será que, dentro de cerca de dez milhões de anos, essa área será um novo oceano, e parte do continente africano será arrancado do resto, proporcionando lugar a um novo continente, ao que já lhe puseram o nome de placa etíope.
A ruptura do continente está a ocorrer a um ritmo de poucos milímetros por ano. Mas, qual é a causa deste fenômeno? Ainda não se sabe com certeza absoluta, mas os geólogos acreditam que pode dever-se ao facto de algumas cristas ou plumas do manto terrestre estão emergindo para a superfície. Isso não é algo incomum, o que acontece é que costuma ocorrer nos fundos marinhos.
Fonte: IFL Science.