Uncategorized

Como sabem os cães de polícia, que é o que eles estão cheirando?

Que os cães têm um olfato excepcional é algo bem conhecido. Mas, até à data, não tinham sido realizados muitos estudos sobre como funciona o mecanismo deste fabuloso sentido canino. Agora, uma equipe de pesquisadores do Max Planck Institute, realizaram um experimento que ajuda a compreendê-lo um pouco melhor.
Os autores do estudo realizaram testes com 45 cães, a maioria dos quais trabalhavam com a polícia e equipes de resgate, mas também havia alguns exemplares home que não haviam recebido treinamento especial, como rastreadores. Selecionaram-Se dois dos brinquedos favoritos de cada animal, e cada um foi relacionado com um cheiro.
A todos lhes deu, a farejar um dos brinquedos, e depois tiveram que seguir o rasto para tentar encontrá-lo. Mas os pesquisadores fizeram com que, enquanto a metade deles estava o brinquedo vinculado a esse aroma, o resto o que encontrava era o outro. Isso causou um vidente estupor em cães, mas em seguida continuavam procurando o brinquedo ligado a esse cheiro.
Os autores do estudo acreditam que há indícios para acreditar que os cães constroem uma espécie de imagem mental das coisas em função de seu cheiro. Mas é necessário pesquisar mais para saber desse processo em detalhe.