Emagrecer e ansiedade: como lidar?

Emagrecer nem sempre é uma tarefa fácil, já que se passa por um intenso processo de mudança de hábitos de vida, como os alimentares e prática de atividades físicas. Além disso, há outro fator principal, ter de lidar com a ansiedade.

A ansiedade pode ser despertada por diferentes situações e expectativas, como o trabalho, estudos e vontade de emagrecer rápido. O grande problema é que ansiedade e perda de peso não combinam, podendo dificultar o emagrecimento.

É aí que surge a dúvida de como lidar com emagrecer e a ansiedade. Neste post, apresentamos dicas que podem lhe auxiliar. Acompanhe e procure colocá-las em prática!

Por que é difícil emagrecer quando se é ansiosa?

O motivo é simples: uma das reações comuns quando se tem ansiedade é comer descontroladamente, numa espécie de compensação de emoções ou busca por distrações, o que pode comprometer uma reeducação alimentar e a perda de peso.

Em casos mais graves, é possível evoluir esse quadro para um de compulsão alimentar, que pode levar à obesidade em médio prazo, causando problemas de saúde, com a imagem e autoestima.

Justamente por isso é importante controlar a ansiedade, o que pode ser feito de diferentes formas, desde pequenas alterações em sua rotina até com acompanhamento profissional de um psicólogo.

Como controlar a ansiedade

Mas, afinal, como controlar a ansiedade e ter resultados positivos no emagrecimento? Abaixo, listamos dicas para ter sucesso nessas tarefas:

Faça atividade física

A atividade física é uma grande aliada porque queima calorias, promovendo o emagrecimento, além de proporcionar sensação de bem-estar, devido à produção de serotonina e endorfina. Com isso, é possível controlar a ansiedade com maior efetividade e por um longo período.

Tenha momentos e atividades de lazer

Atividades de lazer são importantes porque proporcionam uma distração e alívio da ansiedade, preocupação e estresse. Por isso, sempre que possível procure fazer algo que gosta, ter um hobby e se distrair.

Alimente-se melhor

Quanto mais saudável for sua refeição, melhor. Procure fazê-la com calma, sem comer depressa, saboreando o alimento. Além disso, corte o consumo de cafeína, nicotina e álcool, que podem estimular a ansiedade.

Consulte um profissional

O psicólogo e psiquiatra são profissionais que atuam no diagnóstico e tratamento do transtorno da ansiedade. A realização de terapia normalmente é indicada, bem como o uso de medicamentos específicos, como os antidepressivos e ansiolíticos.

Uma das vantagens do acompanhamento e tratamento com um profissional é a possibilidade de abordar outros problemas emocionais que lhe incomodam, podendo passar pelo período de emagrecimento com mais facilidade.

Use remédios naturais

Os remédios naturais são grandes aliados para controlar a ansiedade e ter suporte no emagrecimento. Um deles é o 5 HTP, que é um inibidor natural da ansiedade e atua como um precursor da serotonina.

Na prática, significa que aumenta a produção de serotonina no organismo, proporcionando sensação de bem-estar, de modo a controlar a ansiedade e depressão, possibilitando emagrecer com saúde.

É importante mencionar que o 5 HTP não substitui o tratamento indicado por seu médico. Portanto, caso esteja fazendo um recomendado por um profissional, consulte-o para saber se pode usar o 5 HTP sem problemas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *