Uncategorized

Os usos mais curiosos e estranhos da urina na história

Em diferentes lugares e em diferentes épocas os seres humanos têm utilizado esse líquido transparente amarelado para diversos usos. Conheçamos alguns dados curiosos da urina e seu estranho uso através da história.
1 | Antiga Civilização Hindu. – Um documento encontrado na Índia, que tem aproximadamente 5.000 anos de antiguidade, intitula-se “Shivambu Kalpa Vidhi” que em português seria “O método de beber urina para rejuvenescer” em que se descreve o seu uso como tratamento médico.
2 | Grécia (c 400 a. C.). – Hipócrates, o pai da medicina, experimentava a urina do paciente para fazer uma análise clínica… não curtia o sangue da ferida, a cera do ouvido e o muco do doente para que os seus estudos fossem ainda mais completos.
3 | Época romana. – Ao armazenar a urina por vários dias se transforma em amônia, e os romanos da época para lavar suas roupas. Esta era misturada com água, cinzas e barro. O amoníaco da urina, juntamente com os outros ingredientes desinfectaban e blanqueaban a roupa.
Antiga lavandaria romana (fullonica)
4 | Época romana. – A usaram para curtir o couro: Como o material era muito usado para fazer bolsas, sacos, arreios, barcos, aljavas, bainhas, sapatos, pergaminhos e artigos militares, os romanos preferiam acelerar o seu processo de trabalho e, por isso remojaban as peles em urina armazenada.
5 | Época romana. – Com esta também lavavam os dentes porque este remédio são os blanqueaba. E para torná-lo ainda mais eficaz, alguns a mesclado com pó de pedra-pomes.
6 | Época medieval. – Este período seguiu-se à época romana, assim, algumas práticas continuaram, como lavar a roupa com urina armazenada. E ainda começou a ser mais conhecido o uso do sabonete, ainda preferiam a urina para remover as manchas… além disso, era muito mais barato.
7 | Inglaterra (c. 1640). – Durante a guerra do Rei Carlos I, contra a Escócia, a igreja se coletar urina, especialmente de mulheres. Este é usado para a fabricação do salitre, um dos ingredientes para fazer pólvora.

8 | Primeira guerra mundial (1914 – 1919). – Nas trincheiras tinha vários usos para a urina. Uma delas era para suavizar botas. Como eram de pele, estavam rígidas e sair bolhas, assim que usavam o líquido para ablandarlas.
9 | Primeira guerra mundial (1914 – 1919). – Também a usavam como refrigerante. Quando as metralhadoras se sobrecalentaban e não havia água usam a urina para chilling.
10 | Primeira guerra mundial (1914 – 1919). – Foi usada para combater os ataques de gás. Se não tinham uma máscara de gás, então mojaban um pano com urina e cobrir a boca e o nariz.

11 | Inglaterra e México. – Atualmente, é feito um teste para gerar eletricidade com a urina e foram obtidos bons resultados, talvez no futuro se possa usar uma bateria com este material.