Uncategorized

Por que é tão importante que Guillermo del Toro ganhou o Oscar?

Que as vestes de gala de entrega de prémios, tornaram-se um lugar para reivindicar aquilo que não gosta do sistema político ou social que vivemos, é uma realidade que levamos a viver muitos anos. Nos Estados Unidos, Oscar se transforma, portanto, em uma plataforma para mostrar ao mundo que as coisas não estão bem feitas e que é necessário mudar aquilo com o que não estamos de acordo.
O fato de que o filme de Guillermo del Toro, “A Forma da Água” ter conseguido 4 das 13 estatuetas a que estava indicada é um grande feito, mas também uma mensagem para aqueles que não querem ouvir. O cineasta mexicano conseguia se levantar, com os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção (além de Melhor trilha sonora e Melhor Produção), e aproveitou seu discurso para mostrar ao mundo que o cinema é um grande exemplo de como “as barreiras da areia podem excluir” e como é necessário continuar a fazê-lo “por mais que o mundo queira te dizer que você tem que torná-las mais profundas”. Algumas palavras que calaron fundo desde que começou seu discurso dizendo: “Eu também sou imigrante”.
Mas o México esteve também presente em outro filme: Coco. A grande surpresa do ano em relação ao filme de animação se refere e que tem quebrado todos os recordes possíveis no seu país de origem, mas também no resto do mundo. Esta passada madrugada conseguia dois Óscares, para Melhor Filme de Animação e Melhor Canção.
O filme “3 anúncios para fora” ficou com dois dos principais prémios de atuação: o de Melhor Ator Coadjuvante para Sam Rockwell e o de Melhor Atriz para Frances McDormand. Em seu discurso, que ergueu o maior número de aplausos, deixou bem claro: é necessário que o papel da mulher esteja mais presente em cada um dos projetos que Hollywood pontapé para a frente.
Sabias que este ano foi a primeira vez em mais de 90 edições que um afro-americano foi indicado em 3 categorias no mesmo ano: em direção, produção e roteiro original? Foi o caso de Jordan Peele, que finalmente foi para casa com uma estatueta de Melhor Roteiro Original e que mostrou sua surpresa e alegria no Twitter: “Acabei de ganhar um Oscar, o que um coxo…!”
Quanto aos efeitos especiais, já falamos há uma semana que Star Wars, apesar de a qualidade do trabalho de seu último filme, mas com um grande osso duro de roer, Blade Runner 2049. Finalmente, este filme ganhou os prêmios de Melhor Efeitos Visuais e Melhor Fotografia.
Aqui você pode ver o resto dos vencedores da noite…