Uncategorized

Sentimos o medo em nossa língua materna

Como pode um filme dar mais miuedo se a vemos em castelhano que se o fazemos em sua versão original, sem legendas? A questão não é fácil de responder, mas há indícios que asseguram que, talvez, pode ser que sim. É o que se depreende dos resultados de um experimento realizado por pesquisadores da Universidade de Nebrija, da Universitat Pompeu Fabra e pela Universidade Jaume I.
Os autores do estudo realizaram um experimento com 54 voluntários que tinham o português como língua materna. Todos eles tinham que contar até dez (para trás), enquanto se lhes mostravam em uma tela uma série de quadrados de cores diferentes. E a todos se lhes disse que quando aparecessem uns de uma determinada cor, receberia uma descarga eléctrica (mesmo que era mentira).
A particularidade é que a metade deles se lhes transmitiu a mensagem em português e o restante em inglês e, além disso, os primeiros tinham que contar em sua língua materna, e os outros tinham que fazê-lo no estrangeiro. E o resultado foi esmagador: aqueles que enfrentaram a prova em castelhano mostraram maioritariamente mais sinais físicos relacionados com o medo e a ansiedade, que o resto.
Agora, os pesquisadores querem fazer uma segunda prova, para verificar se conseguem resultados similares assistindo filmes de terror na língua materna dos voluntários, ou em outra diferente, mesmo que tenham um bom domínio dela.
Fonte: SINC.