Uncategorized

Você pode desaparecer uma parte do cérebro?

A publicação especializada Journal BMJ Case Reports pega o caso de um paciente irlandês de idade muito avançada, que sofria quedas normalmente por causa de uma estranha fraqueza na perna esquerda. A surpresa veio quando os médicos submeteram-se a um scanner cerebral e descobriram que uma parte de seu cérebro parecia ter acabado. Mas, como poderia ter sido isso possível?
Após certificar-se de que o homem não se havia submetido a nenhuma intervenção cirúrgica na cabeça, os médicos acabaram descoberta o que realmente se passava. O paciente sofria o que se conhece como neumatocele. É algo que geralmente ocorre nos pulmões, mas que, neste caso, se manifestou dentro da cavidade craniana, e consiste na formação de uma bolsa de ar que comprimía o cérebro, dando a sensação de que faltava uma parte do mesmo.
Esta bolsa de ar tinha cerca de nove centímetros de diâmetro, e ao que parece foi provocado por um pequeno tumor cerebral na parte direita do lobo frontal. O tratamento habitual para uma anomalia deste tipo é a cirurgia, mas, dado que, no caso deste paciente, trouxe vários riscos associados, os especialistas decidiram adiar a intervenção e tentar tratá-lo com medicamentos. E, algumas semanas depois, parece que seu estado melhorou e que já não sofre tantas quedas.
Fonte: LiveScience