Uncategorized

Você sabe o que é a insônia familiar letal?

Calcula-Se que no mundo se conhecem cerca de 70.000 doenças classificadas como raras. E uma delas é o chamado insônia familiar letal. Aqueles que sofrem, começa a experimentar o primeiro a ultrapassar a barreira dos 40 anos, a quase impossibilidade total de dormir, com o passo do tempo provoca um declínio cognitivo tão grave, que acaba causando a morte em um prazo de cerca de três anos.
A deterioração que provoca esta doença é muito semelhante ao que causa o mal de Creutzfeldt-Jakob, e estima-se que em Portugal existem cerca de setenta casos diagnosticados. Mas, o que é que provoca este mal? Porque uma mutação no gene D178N. O dado vem ao caso, porque um novo estudo revelou a origem genética que está por trás de muitos casos de insônia crônica.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, realizaram um estudo com 33.000 militares com problemas para conciliar o sono, e encontraram dois possíveis vínculos genéticos em muitos dos casos. O primeiro deles era uma mutação no gene AUTS2, estudos anteriores já haviam relacionado também com o consumo excessivo de álcool.
E o segundo esses vínculos se dava apenas aqueles militares que tinham raízes europeias (isto é, não estavam nem os afro-americanos ou asiáticos, entre outros grupos éticos), e consistia em várias alterações no cromossomo 8. O estudo também revelou que aqueles que apresentavam este segundo link tinham também um maior risco de sofrer depressão.
Fonte: ScienceAlert.