Uncategorized

Você sabia que as tartarugas marinhas se guiam pelo campo magnético da Terra com um GPS interno que possuem?

Este dado curioso parece um fato conhecido por muitos, mas é muito mais complexo do que pensas. Tentarei explicar de forma simples.
A explicação simples:

As tartarugas marinhas migram milhares de quilômetros durante toda a sua vida para comer, reproduzir-se e pôr ovos. Por exemplo, registrou-se que uma fêmea alaúde ¡percorreu mais de 19.000 km de viagem de ida e volta através do Pacífico! Como o fazem? As tartarugas marinhas possuem uma ferramenta especial para navegar nestes longas viagens e voltar para o mesmo lugar: um GPS interno. E se utilizam do campo magnético da terra. Assim como os marinheiros usam a latitude e longitude para navegar em alto mar, as tartarugas detectam pequenas variações no campo magnético e são capazes de detectar onde estão as costas. Assim, muitas fêmeas podem retornar à praia onde nasceram para colocar seus ovos. Não te parece incrível?
Também: você Sabia que as tartarugas se comunicam antes da eclosão?
Mais dados interessantes de como funciona seu GPS

Embora não se sabe exatamente qual é o órgão recpector da informação magnética, alguns acreditam que o olho há certos elementos de ferro que se ativam com os sinais magnéticos, esses elementos transformam os dados magnéticos em sinais elétricos neurais, de acordo com a Universidade Autônoma do México.
O senhor Roger Brother da Universidade da Carolina do Norte, explicou que as tartarugas marinhas possuem pequenas partículas magnéticas no cérebro a partir do mesmo material utilizado para fabricar as agulhas das bússolas e essas partículas magnéticas também responderão ao campo da Terra.
Em princípio, acreditava-se que as tartarugas marinhas só detectam a inclinação do campo magnético, mas o mais surpreendente é que também podem detectar a intensidade do campo magnético, sendo mais intenso nos pólos e mais fraca no equador.
Incrível relação entre a tartaruga marinha e o campo magnético