diferença entre público alvo e persona

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

O marketing digital é repleto de termos que muitas vezes geram dúvidas. É o caso de público-alvo e persona, que comumente são utilizados em ações de inbound marketing.

Mas, afinal, o que é público-alvo e persona, considerando o contexto do marketing digital, e quais são as diferenças entre ambos? A seguir, abordamos essas questões. Acompanhe e entenda definitivamente!

 

Público-alvo

Público-alvo corresponde a um perfil abrangente de pessoas que podem se interessar nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Esse conceito é o primeiro de segmentação das pessoas a serem atingidas por uma campanha de marketing e aplicá-lo é essencial para alcançar seus objetivos.

O motivo é simples: caso não se defina um público-alvo, corre-se o risco de falar com pessoas que não têm interesse pelo seu produto, logo, as chances de atingir os resultados esperados são reduzidas.

É importante mencionar que o conceito de público-alvo é de um perfil abrangente, mas não tão plural como muitos pensam. Ele equivale a um recorte um pouco mais amplo de pessoas mais propensas a se interessar pelo que sua empresa vende.

 

Como definir um público-alvo

Como definir o público-alvo, exatamente? A melhor maneira é realizar pesquisas e levantamentos com a equipe de vendas e relacionamento da empresa, porque tem contato direto com clientes.

Procure saber gênero, faixa etária, desejos, necessidades, hábitos, renda, nível escolar, entre outras características. Depois, liste esses aspectos, delineando um perfil abrangente. Suponhamos que sua empresa venda roupas de luxo. Um possível público-alvo seria:

Mulheres, entre 30 a 40 anos, residentes de capitais, ocupam cargos de liderança em multinacionais. Possuem renda mensal entre R$ 10 mil a R$ 20 mil, gostam de viagens e experiências gastronômicas. São conectadas em tendências da moda internacional.

 

Persona

A persona é uma representação do cliente ideal que a empresa quer atingir ao realizar uma ação de marketing de conteúdo. Pode-se considerar, também, que se trata da personificação desse perfil com o qual se quer interagir.

Enquanto público-alvo é amplo, a persona é voltada ao específico, com uma leitura quase que literal desse cliente perfeito. Criar uma persona possibilita que a empresa aprofunde conhecimento sobre seus clientes e entenda o valor de seus produtos para esse público.

Além disso, permite que estruture uma estratégia de marketing digital e comunicação mais eficaz, segmentada e personalizada, de modo a obter maior engajamento.

 

Como criar uma persona

O processo de criação da persona é semelhante ao do público-alvo, com levantamento de informações internamente. Também há a possibilidade de utilizar ferramentas para coletar dados, como Typeform e Google Forms.

A diferença é que o perfil criado é detalhado, para personificar o cliente ideal, possibilitando que todos consigam enxergá-lo claramente. Tomando como exemplo a empresa de venda de roupas de luxo, uma possível persona seria:

Luísa, 35 anos, solteira, pós-graduada, fala três idiomas e morou no exterior. É gerente executiva de marketing na América Latina numa multinacional, workaholic e obcecada em inovações, tecnologia, redes sociais e moda. Busca roupas de grifes internacionais, conhece e usa todas as tendências da temporada.

Precisa definir o público-alvo e persona para ações de marketing? Entre em contato com uma agência de inbound marketing e tenha todo o suporte necessário!

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