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Assim é como os carros autônomos do futuro falarão a pedestres ou outros veículos

Em um futuro, onde se espera que os carros sejam autônomos e conduzir por nós, a variedade de possibilidades para aumentar a segurança na condução está ampliando significativamente nos últimos anos. Já não é só o que o carro funcione corretamente, tendo em conta obstáculos, condições meteorológicas, outros carros… mas também é bom que o relatório de forma visual e sonora certas intenções dentro de seu livre condução.
E quando é que não exista um motorista que possa tocar a buzina, mover a mão para dar a entender aos peões que podem cruzar por uma passagem de zebra ou até mesmo avisar com tempo para os carros que vêm atrás de uma paragem forçada, com as luzes de emergência, quem se encarregará de fazer isso? Uber quer que sejam os próprios carros que se comuniquem entre si ou “falam” através de luzes e de som para os transeuntes. Uma forma de explicar quais são as suas intenções na estrada.
A patente tem pinta de ser o mais parecido a uma carruagem de Natal, com luzes por todas as partes: nas portas, pára-choques, retrovisores, mesmo no próprio teto. Tudo somado com mensagens para os pedestres ou até mesmo outros carros que estão sendo conduzidos por pessoas. Para o departamento de novas tecnologias de Uber, este sistema é uma forma de criar uma linguagem completamente diferente adaptado a novos cenários.
Por enquanto, este primeiro projeto não é aprovado pelo escritório de patentes dos Estados Unidos, mas espera que não se tome como um produto final e torná-la como uma espécie de quadro que pode vir a ser. Entendemos que o que eles querem dizer é que se trata de um primeiro passo e que ainda pode variar muito com os anos. Apesar de que parece que com este projeto, o carro autônomo dirige a tudo o que está ao seu redor, sejam pedestres como motoristas, desde Uber querem que sejam também os seres humanos a decidir como agir com base no que o carro comunica que vai fazer. Nós, que não sejamos tratados como simples marionetes, mas que sejamos capazes também de tomar nossas próprias decisões, como fazemos agora.
Uber não é a única empresa trabalhando nisso. De fato, o Google já tem sua própria patente em que usa sinais como “ANDA” ou “NÃO ANDE” para fazer entender aos peões que você vai entrar ou não em marcha o carro e que você deve afastar. Outras, como por exemplo, google Drive.ai (startup de San Francisco), se serve de emoticons para explicar o que vai fazer.
Fonte: The Verge