Uncategorized

O cérebro adulto não cria novos neurônios

Falta-Nos ainda muito por saber sobre o cérebro humano. Cada vez são feitas novas descobertas, alguns dos quais deitam por terra o que já acreditávamos saber. Um bom exemplo disso é o que aconteceu com um megaestudio realizado em comum, por universidades de Estados Unidos, Eruopa e Ásia, que desmentiu a crença de que o cérebro humano gera novos neurônios ao longo de toda a vida. A investigação encontrou indícios de que novos neurônios são gerados durante os pirmeros anos de vida, mas que a sua criação vai diminuindo à medida que se preenchem anos, até paralisar-se por completo na idade adulta.
Estima-Se que o cérebro humano tem cerca de 100.000 bilhões de neurônios, que são as principais células do sistema nervoso. Sua missão é interagir entre si em um processo conhecido como sinapse, para formar a complexa rede neural que permite operar em nosso cérebro.
Neste estudo, os pesquisadores analisaram amostras de tecido cerebral de uma grande amostra de pessoas mortas, em uma faixa de idade compreendido entre a fase de embrião e os 70 anos de idade. E o que foi observado foi que as células imaturas ou as células precursoras de as mesmas se encontravam apenas nas amostras pertencentes a indivíduos muito jovens. De fato, a amostra mais antiga com neurônios em formação pertencia a uma pessoa de treze anos.
Fonte: Scientific American