Uncategorized

Um robô resolver o Cubo de Rubik em 0,38 segundos

Já tínhamos visto de máquinas, derrotando os melhores jogadores de xadrez ou Go. E, agora, um robô conseguiu resolver o Cubo de Rubik em nada menos do que 0,38 segundos, pulverizando assim a marca anterior que estava em 0,63. Mas esta realização foi possível graças a um software desenvolvido por dois humanos, Ben Katz e Jared Di Carlo.
O objetivo inicial era conseguir resolver o desafio em apenas 0,25 segundos. Seus cálculos baseavam-se em que os mecanismos que permitiriam à máquina executar cada movimento em cerca de 10 milissegundos. Mas, no final, acabou por ser o “mais lento” do que haviam suposto, e demorou cerca de 15 milisengudos. Um atraso que, embora não lhes permitiu alcançar a marca, que se haviam fixado, não impediu que conseguiu estabelecer um recorde mundial.
Ao contrário dos seres humanos, que para resolvê-lo tem que tomar uma nova decisão após cada movimento, o robô analisa todas as peças e calcula os movmientos que são necessários para completá-lo, tomando assim uma única decisão. Para isso, o cubo conta com seis câmeras, uma para cada face, que permitem identificar as suas cores e enviar as informações para o sistema central.
Outro dos problemas com que se encontraram os designers do sistema foi que tinha problemas para distinguir a cor em pdf. Mas o quarto, apesar de pintar os quadrados correspondentes de preto.