Como fazer o controle financeiro de uma empresa?
Ter controle financeiro é um dos principais segredos para aumentar a chance de sucesso de toda empresa. O motivo disso é simples: o controle possibilita tomar decisões mais assertivas, com maior possibilidade de lucro.
Mas, como fazer um controle financeiro empresarial eficiente? Aqui, damos dicas para realizá-lo! Continue a leitura e confira!
O que é controle financeiro empresarial?
Trata-se de um conjunto de ações que tem como foco garantir uma boa gestão das finanças da empresa, com maior conhecimento de despesas, custos e investimentos, de modo a tomar decisões assertivas e gerar um melhor cenário para ter lucratividade.
Qual a importância do controle financeiro?
O controle financeiro permite acompanhar, com clareza, as finanças da empresa, com uma visão mais detalhada sobre receitas e despesas.
Dessa maneira, dá para saber rapidamente para onde o dinheiro está indo, conseguindo realizar melhorias, reduzir custos e aumentar a possibilidade de lucro.
Como fazer o controle financeiro empresarial?
A realização de um bom controle financeiro empresarial envolve cumprir etapas que permitirão saber quanto dinheiro a empresa ganha, quanto gasta e quanto pode gastar, conseguindo reduzir custos e ter maior lucratividade.
A seguir, indicamos quais são essas etapas para fazer um controle financeiro adequado de sua empresa. Acompanhe:
Planejamento
A empresa deve ter um planejamento financeiro, que é um documento de organização das finanças e possibilita adotar estratégias para reduzir custos e gerar lucratividade.
O planejamento funciona como um guia, orientando as ações de gestão. Nele, se reconhece a situação atual do negócio, além de estabelecer metas e identificar o que pode ser feito para reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Em outras palavras, o planejamento financeiro é um documento com diretrizes para assegurar que o negócio se torne rentável, garantindo a saúde de seu caixa e cumprimento de metas.
Controle de fluxo de caixa
Toda empresa deve ter um controle de fluxo de caixa, que é uma ferramenta que permite acompanhar a entrada e saída de valores, bem como o saldo existente em conta.
O controle de fluxo de caixa também possibilita fazer projeções de curto, médio e longo prazo, tendo maior previsibilidade sobre custos e gastos, de modo a planejar melhor pagamentos e investimentos.
Mas, como fazer um controle de fluxo de caixa eficaz? A empresa pode adotá-lo por meio de uma planilha de controle financeiro. Se preferir, dá para utilizar programas de fluxo de caixa, automatizando essa tarefa.
Custos e receitas
Outra boa prática de controle financeiro empresarial é a classificação de custos e receitas. Existem dois tipos de custos: os fixos (aluguel, folha de pagamento e serviços mensais) e variáveis (relacionados à produção e vendas).
Também identifique quais são os ganhos (receitas) da empresa, separando-os em categorias como vendas, investimentos, entre outros.
Assim, fica muito mais simples aos gestores identificarem no que gastam mais dinheiro, como podem reduzir custos e conhecer todas as receitas da empresa.
Pagamentos e recebimentos
Planejar pagamentos e recebimentos também é essencial na hora de realizar um bom controle de financeiro. Dessa maneira, dá saber antecipadamente tudo o que precisa ser pago e o que receberá, podendo realizar uma previsão de caixa e agir preventivamente para deixá-lo sempre positivo.
Capital de giro
Toda empresa precisa de capital de giro para se sustentar, mantendo a liquidez, de modo a evitar o endividamento e pagamento de juros altos por falta de caixa.
Mas, como saber qual o capital giro ideal à empresa? Simples: basta multiplicar os dias do ciclo financeiro pela média diária de custos. O resultado será o valor ideal para se ter de capital de giro.
Acompanhamento do desempenho da empresa
Um controle financeiro bem-feito contempla, também, o acompanhamento do desempenho da empresa mês a mês, para saber se a gestão está adotando medidas corretas.
Para realizar esse acompanhamento, basta trabalhar com relatórios, demonstrativos (como o DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício) e balanço patrimonial.
Outra forma de acompanhar o desempenho é por meio de indicadores, como o de lucratividade, rentabilidade e endividamento. Quanto mais informações sobre a situação financeira tiver, melhor para tomar decisões mais eficazes.
Finanças da empresa x finanças pessoais
Um detalhe que muitos pecam, principalmente quando se fala em empresas pequenas e familiares, é não separar as finanças da empresa das pessoais.
O grande problema disso é que há um risco muito alto de prejudicar a saúde financeira da empresa, perdendo o controle da situação. Por isso, inclua em seu controle uma separação das finanças, o que contribuirá para o crescimento e manutenção da empresa.
Automação de controles
Automatizar controles financeiros faz a diferença porque simplifica essa tarefa, além de ter relatórios mais precisos, com menor chance de erro.
A boa notícia é que há desde app controle financeiro até programas gratuitos e pagos. Com eles, dá para acompanhar melhor as finanças e decidir o que fazer para aumentar os lucros, como investir em inbound marketing e demais estratégias de marketing digital.